terça-feira, 20 de outubro de 2015


Olá,

Segue parte de texto transcrito do Manual SESI-DN, para cursos de CIPA, que faz orientações sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT como segue:

“Essa é uma das atribuições da CIPA e que deve ser bem utilizada. Isto é, a semana deve ser de no mínimo 20 horas (um turno), podendo até chegar ao ideal de 40 horas (dois turnos) e jamais a CIPA, ou responsável designado, deve permitir que essa semana se transforme em dois ou três dias. É bom lembrar que a legislação
federal trata, normalmente, dos mínimos exigidos, ficando para cada empresa acrescentar o que lhe for de interesse no que tange a melhoria da segurança e saúde de seus trabalhadores(as), mas nunca reduzir.

A SIPAT, como qualquer evento significativo de prevenção, deve ser bem planejada antes de ser solicitada a autorização da administração e de divulgá-la. Um bom indicador de que a SIPAT será prestigiada pelo trabalhadores é fazer com que eles próprios sugiram quais eventos e temas devem compor essa Semana. E quando se fala em semana, significa, no mínimo, vinte (20) horas de atividades de prevenção na empresa e não apenas uma ou outra palestra.”

Portanto, deve a empresa realizar uma SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes, com abertura no início da semana no primeiro período e o fechamento no último período da semana,  por exemplo: as 8h da manhã de uma segunda-feira, e o fechamento as 18hs da sexta-feira. Isto deve ocorrer de forma oficial, ou seja abertura pela diretoria da empresa em conjunto com o presidente da CIPA ou Designado. 

Esta semana deve envolver eventos dos mais variados, mas que envolvam a Segurança no Trabalho, a Qualidade de Vida do Trabalhador e a Saúde, através de concursos de frases, festival de paródias e outros que transmitam informações de saúde e segurança aos trabalhadores e não apenas 1,  2 ou 3 palestras, e nem mesmo todos os dias palestras, enfim esta semana deve ser um momento de parabenização ao prevencionismo alcançados e pretendidos. 

Recomenda-se também que tudo deva estar contido em um projeto escrito descrevendo a importância, quais os objetivos pretendidos, qual abrangência, os participantes, bem como todas as atividades e seus cronogramas. Além de convites especiais aos diretores, palestrantes, participantes e convidados especiais. 


Esperamos ter supridos algumas dúvidas sobre SIPAT´s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário